Clima

Temporal provoca alagamentos em Pelotas

Ventos chegaram a 70 quilômetros por hora; Colônia Z-3 e Barro Buro estavam sem luz até as 9h

Divulgação -

O temporal que começou na madrugada desta terça-feira (29), com ventos de até 70 quilômetros por hora, culminando com a chuva forte, já provocou estragos em Pelotas. Uma árvore caiu na praça Aratiba, balneário dos Prazeres (Barro Duro), no Laranjal. De acordo com o Laboratório de Agrometeorologia da Embrapa, até o momento, o acumulado de chuva é de 30mm. Já o Sanep registrou 46mm, o suficiente para alagar pontos da cidade como avenida Ferreira Viana e Bento Gonçalves.

O diretor-presidente da autarquia, Alexandre Garcia, informou que todas as bombas estão em funcionamento, mas existe a preocupação da falta de energia no reservatório do Sinott, o que poderá ocasionar a falta de água nos bairros Três Vendas e Areal.

Já a coordenadoria regional da CEEE adianta que o trabalho das equipes está em regime de contingência no atendimento. "Estamos com vários problemas causados pelo forte vento e chuva em Pelotas e região. Já restabelecemos quase todos alimentadores pela madrugada e pela manhã e as equipes estão trabalhando para normalizar o fornecimento aos clientes o quanto antes", disse o gerente Alexandre Madruga de Ávila.

Os número de clientes atingidos está variando muito rapidamente devido a manobras e normalização de alimentadores, por isso não tenho dados precisos no momento. No último boletim, 42 mil clientes estavam desabastecidos na região de Pelotas.

Registros
Duas escolas no Barro Duro suspenderam as aulas por falta de energia elétrica, que também atinge a colônia de Pescadores Z-3. O último boletim da CEEE apontou 1.146 mil clientes sem luz, sendo 48 mil na região de Bagé, onde árvores foram derrubadas no centro da cidade e, na Zona Sul, próximo a Pelotas, 42 mil residência estão sem abastecimento.

Bagé
No centro de Bagé, árvores de uma praça foram arrancadas pela raiz e o volume de chuva foi intenso. Em Dom Pedrito, metade da cidade foi atingida pelo vento, o que destelhou casas, escolas e até a delegacia.

 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

O convívio com as necessidades Anterior

O convívio com as necessidades

Sem data para início do curso de formação Próximo

Sem data para início do curso de formação

Deixe seu comentário